Curiosidades das árvores Quercus

Hoje vou falar um pouco mais sobre curiosidades das árvores Quercus já que além de levar o nome do blog, representa muito para mim e acredito que possa gerar um certo interesse a todos os apaixonados pela natureza. Por isso colocarei aqui abaixo as que me parecem mais importantes:

Curiosidades das árvores Quercus

  1. A primeira das curiosidades das árvores Quercus que quero dizer para quem não sabe é que Quercus é um género de arvores com mais de 600 espécies diferentes e muitas delas são designadas como carvalhos.
  2. A segunda é sobre a etimologia do nome “Carvalho”: o nome vem de raiz pré-romana. Pesquisas dizem que esse tipo de arvores são originarias do hemisfério norte, por uma longa linha que vai desde a Asia até a América e entre as espécies mais comuns estão:
    – Azinheira (Quercus ilex rotundifolia) – folha perene
    – Carrasco (Quercus coccifera) – folha perene
    – Carvalho-das-canárias (Quercus canariensis)
    – Carvalho-japonês (Quercus acutissima) – caducifólia
    – Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) – caducifólia
    – Carvalho-português ou lusitano (Quercus faginea) – folha semi-caduca
    – Carvalho-roble (Quercus robur) – caducifólia Carvalho-roble
    – Carvalho-vermelho-americano (diversas espécies)
    – Sobreiro (Quercus suber) – folha perene
  3. A terceira das curiosidades das árvores Quercus é que esses tipos de arvores são facilmente identificáveis. Seu tamanho e seus frutos são bem peculiares e não há como confundir. Eles costumam atingir entre 20 e 40m e seus frutos são como uma bola alongadas, algumas semelhantes a bolas de basebol, como na foto abaixo.
  4. A quarta das curiosidades das árvores Quercus é sobre os seus frutos: eles só são produzidos quando a arvore já tem aproximadamente 40 anos de idade e o seu pico máximo de produção acontece quando a arvore tem em torno de 120 anos.   
  5. A quinta e última curiosidade das árvores Quercus é que elas são muito importantes em Portugal e a madeira é muito valorizada, principalmente no ramo de mobiliário e na elaboração de cascos para o envelhecimento de vinhos, dentre eles o que mais se destaca é o vinho do Porto.

Espero que vocês tenham gostado desse pequeno texto sobre as curiosidades das árvores Quercus. Se quer saber algo mais deixe a sua pergunta nos comentários que tentarei responder o mais rápido possível. E para terminar sugiro que leiam também o meu post sobre com dicas para fazer fotos lindas da natureza.