Saiba mais sobre as dez árvores especiais e singulares do mundo, suas dimensões e características únicas. Essas árvores monumentais se destacam por suas características únicas e nos lembram da importância da conservação deste património natural de todos.

10 árvores especiais e singulares pelo mundo

  • Árvore Tule (México)

A árvore de Tule é a árvore mais larga do mundo. Para cobrir o tronco de 14,05 metros de diâmetro é estimado que seriam necessárias pelo menos 30 pessoas de mãos dadas. Se trata de um cipreste calvo (Taxodium mucronatum) e está ao lado da igreja de Santa Maria del Tule na cidade mexicana de Oaxaca. Estima-se que a árvore tenha mais de 2.000 anos de idade.

arvore do tule

  • Hyperion (Estados Unidos)

As sequoias são conhecidas por suas dimensões gigantescas. Não é de admirar, portanto, que a altura recorde mundial em uma árvore detém uma cópia da sequoia vermelha (Sequoia sempervirens), conhecido como “Hyperion”. Localizado nas florestas do norte da Califórnia (EUA) atinge 115,5 metros de altura e é a árvore viva mais alta do mundo.

2 sequoia mais alta do mundo     

  • Matusalém (EUA)

Matusalém é chamado este pinheiro longa vida (Pinus longaeva) considerado o organismo não clonado mais antigo da Terra. Com uma idade estimada de mais de 4.700 anos, está localizado no alto das montanhas a leste de Nevada (EUA), mas a sua localização exata não é pública para protegê-la. A espécie é conhecida em Inglês, “pinos bristlecone”.

old-tree

  • Fortingall Yew (UK)

O teixo (Taxus baccata) Fortingall está localizado em um cemitério na cidade escocesa e tem a particularidade de que, embora os registros históricos o considerou masculino, já começou a dar frutos em uma pequena área de sua coroa, o que sugere que pelo menos uma parte está a mudar o sexo. Ela também é uma das árvores especiais mais antigas do Reino Unido e uma das mais antigas da Europa, com uma idade estimada de entre 2.000 e 5.000 anos.

fortingall yew

  • Ginkgo biloba na Universidade de Pádua (Itália)

Ginkgo biloba é uma árvore única no mundo, sem parentes vivos. Suas origens remontam ao período Permiano (cerca de 270 milhões de anos atrás). O espécime vivo mais velho dos quais tem registros é no Jardim Botânico da Universidade de Pádua italiana: foi plantada em 1750.

ginkgo-biloba-padua

  • Oak Chapel (França)

O “carvalho capela”, localizado na cidade francesa de Allouville-Bellefosse (Haute-Normandie), é assim chamado porque seu interior oco, foi transformado em uma capela para a adoração e um local de peregrinação. É cercada por uma escada em espiral que permite que até quase ao topo. Estima-se que o nascimento ocorreu no século IX. É cerca de 15 metros de altura e 16 metros de diâmetro.

roble-capilla

  • Sunland Baobab (África do Sul)

O Sunland Baobab é conhecido por ser a maior de seu tipo no mundo, a tal ponto que alberga um bar em seu interior. Localizado na cidade Sul-Africano de Modjadjiskloof na província de Limpopo tem uma idade estimada de mais de 1.700 anos. Recebe milhares de visitantes por ano. São realizados casamentos e várias outras atividades.

bar na árvore

  • Sonho de Ícaro (Austrália)

O Icarus Dream pertence aos Eucalyptus regnans – árvores especiais conhecidas por alcançar tremendas alturas. Este espécime particular, localizado no estado australiano de Tasmânia, é de 97 metros de altura. Os maiores exemplares encontrados pelos colonizadores europeus foram mais de 100 metros, mas agora estão mortos de várias causas, como incêndios florestais, extração de madeira ou mais.

Icarus Dream

  • Thimmamma Marrimanu (Índia)

O Thimmamma Marrimanu é a maior árvore do mundo. Localizado no distrito de Anantapur, cerca de 25 quilómetros da cidade indiana de Kadiri, no estado de Andhra Pradesh, ocupava cerca de 19.000 metros quadrados em 1989, quando entrou para o Guinness Book of World Records. Esta é uma figueira ou banyan, a árvore nacional da Índia. Esta questão tem mais de mil taproots, por isso parece que estamos vendo uma floresta concentrada.

árvores especiais

  • Big Tree (Tailândia)

O “Big Tree”, como é conhecido, é um dos principais pontos turísticos da Tailândia Ao Kian Bay, na cidade de Ko Yao. Depois de atravessar um pequeno caminho cercado por vegetação tropical você chegar a esta questão da Hopea beccariana tendo um tamanho de 64.20 metros.

Gostou das 10 árvores especiais e unicas pelo mundo? Se quer saber mais curiosidades confira também o post sobre curiosidades das árvores Quercus.

big tree